Hipertrofia Você Sabe o Que é? é Quais São os Tipos?


Que tal começar a ganhar músculos de verdade? Muitas pessoas começam treinar achado que vai ganhar massa rápida e que apenas malhar é o suficiente, então vamos ao nosso post de hoje e saiba mais.

Mais afinal o que é hipertrofia?

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um músculo como consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura sendo provocada por fator biológico, como o crescimento na fase de puberdade ou também de maneira forçada, através da pratica de musculação e do consumo de suplementos. Também acontecendo de forma patológica como é o caso de hipertrofia benigna da próstatas (HBP) ou hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco).

Tipos de hipertrofia

Existem dois tipos de hipertrofia: a miofibrilar e a sarcoplasmática.

• Hipertrofia miofibrilar 

Leva ao crescimento devido ao aumento do número e volume das fibras musculares. Sendo músculos “secos” e tonificados.

Hipertrofia sarcoplasmática

È a consequência do aumento sarcoplasma, que é a substância semilíquida que rodeia os músculos. Origina músculos volumosos.Resumidamente, podemos afirmar que a hipertrofia ocorrem da seguinte formar: os músculos recebem estímulos ao qual não estão acostumados, ocorrendo micro lesões nas células musculares. O processo de cicatrização, aumenta a síntese de proteínas contráteis a níveis maiores que antes, com isso, os níveis de síntese acabam por aumentar secção transversa dos músculo esquelético, dando a ele um maior volume.