F Dieta Low Carb o que é? Como Funciona? e quais os benefícios?. ~ Mundo Masculino Por Mauro Lima

Dieta Low Carb o que é? Como Funciona? e quais os benefícios?.

Dieta Low Carb o que é? Como Funciona? e quais os benefícios?.


O que é?

Existem inúmeras variações da dieta low carb, com diferentes restrições à quantidade e ao tipo de carboidratos permitidos durante o programa. O que todas elas têm em comum é que o principal nutriente da alimentação deve ser a proteína- obtida de fontes como as carnes, ovos e laticínios- seguida de gorduras “boas” para a saúde, como o azeite. Sendo o principal objetivo da dieta low carb é obrigar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos.
Quando isso ocorre, o corpo está em cetose, que pode ser definida como um estado metabólico onde o corpo não mais obtém energia a partir da glicose. O resultado é uma mobilização das reservas de gordura do organismo (= queima de gordura), que agora passam a ser utilizadas como combustível para o metabolismo. Mas para fazer a dieta low carb não basta apenas aumentar o consumo de proteína e cortar os carboidratos; além de não emagrecer, a dieta feita de maneira errada pode até colocar a saúde em risco.

Como funciona?

A dieta low carb leva à perda de peso sendo que no início os quilos eliminados são em grande parte de líquidos, o que sustenta o emagrecimento em longo prazo observado nos seguidores das dietas com baixo teor de carboidrato.O assunto ainda é bastante controverso, e pesquisadores têm sugerido diferentes teorias para explicar exatamente como funciona a dieta low carb.

Benefícios

  • Controle da glicose sanguínea

Os alto teor de carboidratos provoca uma grande variação na glicose sanguínea, o que por sua vez se traduz em fome pouco tempo após a refeição. Isso porque nossas células precisam de insulina para poder absorver a glicose, e o hormônio produzido pelo pâncreas não para de “trabalhar” enquanto não retirar o excesso de açúcar da circulação.
Quando isso ocorre, nosso cérebro recebe um sinal de que precisa de mais glicose, e você logo em seguida começa a sentir fome. A insulina também favorece a estocagem de energia na forma de gordura, e dificulta a remoção dos lipídios já armazenados.
Ou seja: a insulina inibe a lipólise (queima de gordura como fonte de energia) e estimula a lipogênese (produção de gordura).

  • Aceleração do metabolismo

A digestão das proteínas exige muito mais energia do corpo que a quebra dos carboidratos, e como resultado, há uma aceleração do metabolismo como resposta ao aumento do consumo de proteínas.

  •  retêm menos água

Cada grama de glicogênio retém aproximadamente três gramas de água, o que ajuda a explicar porque é comum ganhar peso após o consumo de pães e massas. Como não há carboidrato para repor os estoques de glicogênio no fígado, o excesso de líquido é eliminado nos primeiros dias da dieta através da urina.

  • Diminuição da vontade de comer doces

Mesmo quem não precisa emagrecer pode se beneficiar de uma dieta low carb, pois o plano alimentar pode ser utilizado como ponto de partida para a mudança dos hábitos alimentares. A restrição de carboidratos no cardápio tem como efeito “colateral” uma diminuição na vontade de comer carboidratos refinados (doces, pães e massas brancas) e outros alimentos processados, o que facilita a adoção de uma dieta mais saudável. Para aqueles que estão acima do peso, a eliminação dos carboidratos pode ajudar a controlar a compulsão por açúcar, já que a dieta low carb reduz as variações drásticas de glicose responsáveis pelo aumento da vontade de comer doces.

Post novo quarta e domingo


10 Dicas úteis para os adeptos a dieta low carb

10 Dicas úteis para os adeptos a dieta low carb

Alimentos permitidos & proibidos em uma dieta low carb

Alimentos permitidos & proibidos em uma dieta low carb


Cardápio para dieta low carb

Cardápio para dieta low carb

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Esta dieta foi feita pra mim. Preciso perder peso a hora é essa.

    ResponderExcluir

Copyright © Mundo Masculino Por Mauro Lima | Suporte: Mais Template