F Dieta paleolítica o que é? como funciona, como fazer & benefícios ~ Mundo Masculino Por Mauro Lima

Dieta paleolítica o que é? como funciona, como fazer & benefícios

Dieta paleolítica o que é? como funciona, como fazer & benefícios

Fala galera hoje vamos da início a fala sobre dieta paleolítica.

O que e dieta paleolítica?

Apesar do nome, a dieta paleolítica ou dieta paleo, como também é conhecida não é propriamente uma dieta, mas sim um estilo alimentar. A denominação se refere ao modo como nossos ancestrais se alimentavam na Era Paleolítica, um período que abrange de 3 milhões atrás até pode volta de 10 mil anos a.C.
Imagine do que se alimentavam os “homens das cavernas”, quando não existiam máquinas para agricultura, utensílios para culinária e muito menos alimentos industrializados? Certamente, nada de cereais e grãos, pois não podiam cozinhar. Açúcar, massas e queijos também não entravam na dieta de nossos antepassados, que só poderiam comer aquilo que caçavam ou coletavam. Por isso, a dieta paleolítica propõe uma alimentação baseada em tudo que tínhamos o hábito de comer milhares de anos atrás. Segundo os criadores da dieta paleo, nosso corpo não estaria geneticamente adaptado a consumir boa parte do que colocamos no prato hoje em dia. Esse descompasso entre a alimentação moderna e a “configuração” do nosso corpo seria, ainda de acordo com os defensores desta filosofia alimentar, o responsável pela atual epidemia de obesidade.


Como Funciona?




A principal premissa da dieta paleolítica é comer alimentos naturais que faziam parte da dieta do homem antes do surgimento da agricultura. Como na caverna não se contavam calorias, a dieta paleo também prega a alimentação sem um controle rígido da quantidade do que se coloca no prato.

O mais importante é o tipo de alimento e não seu valor energético. Se fôssemos resumir a filosofia da dieta paleolítica em poucas palavras, diríamos que ela se baseia em:

  • Comida “de verdade”

  • Alimentação rica em proteína animal: enquanto na dieta ocidental as proteínas contribuem com apenas 15% das calorias, na época dos caçadores-coletores esse valor estava mais próxima de 19-35%

  • Menor ingestão de carboidratos, e preferência pelos de baixo IG
  • Alto consumo de fibras
  • Consumo moderado a alto de gorduras mono e polinsaturadas, e um equilíbrio entre os ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6
  • Mais potássio do que sódio na dieta
  • Nada de açúcar, comida processada, cereais e grãos
  • Porções livres, sem contagem de calorias

Como Fazer?

Seguir a dieta paleolítica é bastante simples. Para resumir em uma única frase: é só cortar todos os alimentos processados. Alguém já disse que, se tem embalagem e rótulo, então nossos ancestrais não consumiam. Não é necessário controlar as calorias nem contar os carboidratos. Como é naturalmente rica em fibras, proteínas de alto valor biológico e frutas de baixo índice glicêmico, a dieta paleo traz mais saciedade e desestimula a compulsão alimentar típica das dietas de poucas calorias.



Benefícios 

A dieta paleolítica serve para melhorar a saúde, e a perda de peso acaba sendo secundária. Com a eliminação de opções pouco saudáveis, como alimentos açucarados e recheados de aditivos, o organismo tende a se reequilibrar e otimizar o metabolismo. Alguns dos benefícios da dieta paleo incluem melhor controle da glicemia, redução do apetite, leve alcalinização do corpo e diminuição das inflamações.



Post novo quarta e domingo

10 Dicas úteis para os adeptos a dietas paleolítica

10 Dicas úteis para os adeptos a dietas paleolítica

Alimentos permitidos & Alimentos proibidos na dieta paleolítica

Alimentos permitidos & Alimentos proibidos na dieta paleolítica

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Mundo Masculino Por Mauro Lima | Suporte: Mais Template