Citrulina O Que é? Para Que Serve? & Onde Encontra?

A citrulina é outro ótimo suplemento e um dos únicos ingredientes, assim como a beta-alanina, dos pré-treinos que realmente funcionam. O grande problema é que, 90% das vezes a citrulina nesses pré-treinos é completamente sub-dosada e não lhe traz nenhum de seus benefícios.

A citrulina é um aminoácido não-essencial que tem um grande papel no ciclo da ureia no fígado. Ela é convertida em arginina nos rins, e resulta em um maior aumento dos níveis de arginina plasmáticos do que a própria suplementação com arginina. Para quem não sabe, a arginina é vendida como suplemento para aumentar o “pump” nos treinos, algo que melhora a circulação e o aumento de sangue nos músculos. A arginina é um precursor do óxido nítrico que aumenta o fluxo sanguíneo. A citrulina também aumentará os níveis de outro aminoácido, a ornitina, que reduz a fadiga muscular. Um estudo sugeriu que a citrulina ajudou com a produção de energia aeróbica, o que sugere um impacto positivo para o atleta de resistência, porém um outro estudo mostrou que ela pode prejudicar o desempenho desse tipo de atleta. Então, nesse quesito, ainda são necessários mais estudos. Um outro estudo sugeriu que a citrulina ajudou a reduzir a acidose sanguínea e controlar o aumento de amônia durante o exercício, retardando a fadiga .

Outro estudo mais recente mostrou que oito gramas de citrulina malato (forma comercializada da citrulina) diminui a dor muscular em 40% depois de 24 e 48 horas do treino. Os indivíduos também tiveram um desempenho muito superior ao grupo placebo, conseguindo realizar mais de 50% mais repetições. Por ultimo, a suplementação a longo prazo com citrulina mostrou um aumento na potência muscular e um custo de ATP menor para a produção de força muscular. Então, em resumo, a suplementação com citrulina tem o potencial de reduzir a fadiga, melhorar sua resistência aeróbica e anaeróbica, melhorar a circulação (ajudar a ter um pump melhor) e potência muscular e reduzir a dor muscular pós-treino. A suplementação para melhora do rendimento no treino é feita a partir de 6-8g de citrulina malato cerca de uma hora antes do exercício.