alho! Benefícios Para a Saúde

Alho não e só infunde um delicioso sabor de terra em pratos, mas também proporciona um toque saudável. Da saúde do coração à imunidade, o alho é um aliado saudável ao cozinhar. Saiba mais sobre os benefícios para a saúde do alho.


Aliado do coração

O alho pode diminuir o colesterol e prevenir coágulos sanguíneos, mas é muito bom no combate à pressão alta. Veja como os pesquisadores acham que isso pode funcionar: o alho é decomposto no corpo em compostos que contêm enxofre que pode fazer com que os vasos sanguíneos liberem o sulfeto de hidrogênio. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e se alargar, mantendo a pressão arterial baixa.
Estudos mostram que em áreas onde a ingestão de alho é maior, a incidência de câncer de próstata é menor. Por que não é certo, mas os compostos de enxofre presentes no alho podem ajudar a reduzir o crescimento do tumor e impedir que as células cancerígenas se espalhem.

Diminui a diabete

Um estudo recente descobriu que as pessoas que tomaram um suplemento de alho com seus medicamentos para diabetes tinham melhor controle sobre os níveis de açúcar no sangue. Bônus: os níveis de colesterol e triglicérides também melhoraram.

Pode combater doenças, inclusive gripes e resfriados

O alho pode aumentar a capacidade do organismo de combater resfriados. Alguns estudos descobriram que as pessoas que tomam suplementos de alho recebem resfriados menos severos.

Seu desempenho nos treinos pode ser melhorado com a ingestão de alho

O alho foi uma das primeiras substâncias que se teve notícia de que melhora o desempenho dos atletas. Ele era tradicionalmente usado nas culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho das pessoas. Mais notavelmente, foi administrado a atletas olímpicos na Grécia antiga.
Estudos com roedores mostraram que o alho ajuda com o desempenho do exercício, mas pouquíssimos estudos em humanos foram feitos até o momento. Porém, vale mencionar que indivíduos com doença cardíaca que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução na frequência cardíaca máxima de 12% e melhoraram a sua capacidade de exercício. Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

Comer alho pode ajudar a desintoxicar o corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre do alho mostraram proteger os órgãos contra danos tóxicos dos metais pesados​​. Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de carro descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu diversos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dor de cabeça e pressão arterial.

Alho pode melhorar a saúde óssea

Estudos feitos em roedores têm mostrado que o alho pode minimizar a perda de massa óssea, aumentando estrogênio em fêmeas. Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho bruto) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios.
Isso sugere que o alho pode ter efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres. Alimentos como alho e cebola também mostraram ter efeitos benéficos na osteoartrite.

O alho é super fácil de incluir na dieta e é uma delícia



Sim, é verdade, o alho é um dos alimentos mais fáceis de incluir na dieta e deixa tudo com um sabor super especial. Então, se você está tentando emagrecer, não se preocupe, sua refeição não irá ficar mais calórica, pois, como vimos logo acima, o alho tem poucas calorias. Mesmo assim, com tanto benefícios, vale a pena adicionar algumas poucas calorias, não é? Ele complementa a maioria dos pratos salgados, especialmente sopas e molhos, dando aquele sabor e cheirinho especiais.
No entanto, tenha em mente que existem algumas desvantagens em comer alho, tais como mau hálito. Há também algumas pessoas que são alérgicas a ele, por isso, consulte seu médico sempre. Lembre-se também de que é preciso amassar antes de cozinhar, pois se você não fizer isso, os benefícios do alho podem ficar comprometidos. A melhor forma de consumir o alho é cru, ou ainda esmagando-o e cortando-o, deixando-o reservado por um tempo antes de adicioná-lo a suas receitas.