quarta-feira, 16 de maio de 2018

Chás - Benefícios? Como Tomar? & Contraindicações

Chás - Benefícios? Como Tomar? & Contraindicações

Quem está querendo perder aquela barriga saliente – sim, aquela com umas gordurinhas localizadas, chamadas carinhosamente de “pneuzinhos” – sabe que essa não é uma tarefa fácil de fazer. Esse é o maior motivo do aumento da procura pelo famoso chá seca barriga, que, na verdade, não é um só, mas sim vários com funções diferentes e o mesmo objetivo. Por serem naturais, as plantas e ervas utilizadas para fazer os chás têm se mostrado eficientes na busca pelo emagrecimento rápido e saudável. Essas bebidas, aliadas à uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos, e se tomadas regularmente e da maneira correta, são capazes de secar a barriga em pouco tempo.
Vale lembrar que os chás não são milagrosos e, por isso, não trazem resultados sozinhos. É preciso ficar de olho na alimentação e nos hábitos da sua rotina para não cair no sedentarismo. Fique atento!

Os chás ‘seca barriga’ funcionam mesmo?

Sim. Os chás emagrecedores são extremamente eficazes na perda de peso, isso porque atuam no controle do metabolismo e, consequentemente, na queima de gordura corporal de forma mais rápida. A maioria das plantas das quais os chás são feitos possuem propriedades antioxidantes e com potencial termogênico, ajudando também na eliminação de líquidos retidos e reduzindo a quantidade de toxinas do organismo.
A função de cada chá seca barriga vai depender das suas propriedades terapêuticas e você é quem deverá decidir qual se encaixa melhor para solucionar o problema que acarreta o seu ganho de peso, seja por problemas digestivos ou intestinais, retenção líquida ou metabolismo lento.

Benefícios dos chás ‘seca barriga’

Em geral, os chás ‘seca barriga’ trazem inúmeros benefícios para o emagrecimento com saúde, cada um com as suas propriedades, como dissemos acima. No decorrer do artigo, você conhecerá a função de cada um dos chás individualmente. Até aqui, veja resumidamente os principais benefícios que eles trazem para o corpo:
  • Aceleram o metabolismo e facilita a queima de calorias
  • Ajudam a reduzir o nível de colesterol
  • Ótimos diuréticos
  • Antioxidantes e previnem o câncer e doenças cardiovasculares
  • Têm poderosa ação antiinflamatória
  • Protegem a visão, diminuindo a oxidação da retina

Contraindicações

Os chás, de um modo geral, não devem ser tomados por grávidas ou lactantes, crianças menores de 6 anos e pessoas com problemas de saúde (como diabetes, hipertensão, doenças renais e neurológicas, etc.). No entanto, nós mostraremos no decorrer do artigo as contraindicações de cada um dos chás, para que você possa tomar sem qualquer medo.

Onde comprar?

Os chás ‘seca barriga’ podem ser encontrados em mercados, farmácias e lojas de produtos naturais. Além disso, se você pesquisar bem e encontrar vendedores de confiança, você também pode adquiri-los pela internet.

Qual devo tomar?

Isso vai depender de cada pessoa, já que se trata de organismos diferentes. Para te ajudar, nós separamos uma lista com os melhores chás para secar a barriga e que você pode preparar em casa. Veja:

1 – Chá verde

Esse é o chá emagrecedor mais famoso entre as pessoas que estão em busca de perder peso. Ele possui em sua composição cafeína e catequinas, que são substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo. Com isso, o chá auxilia o corpo a gastar mais energia, regula o processo de digestão, facilita o funcionamento do intestino e combate a retenção líquida no organismo.
O chá verde pode ser encontrado em forma de sache, cápsulas ou pó solúvel. A dica para aumentar a sua eficiência é prepará-lo sem açúcar e, em vez disso, colocar um pouco de adoçante.

Como tomar:

O recomendado é fazer o consumo de 3 a 4 xícaras por dia.

Contraindicações:

O consumo não é recomendado para grávidas e lactantes, pessoas com hipotireoidismo, hipertensos, pessoas com gastrite, glaucoma e que fazem uso de medicamentos estimulantes do sistema nervoso simpático.

2 – Chá de maracujá

É um excelente calmante natural, devido às suas propriedades sedativas. Em relação ao seu poder de emagrecimento, o chá de maracujá possui propriedades diuréticas, contribuindo para a eliminação de líquidos retidos pelo organismo.Desta forma, a bebida auxilia na perda do inchaço e, consequentemente, na redução de peso corporal. Além disso, a casca do maracujá tem em sua composição a pectina, substância que ajuda o organismo a absorver menos açúcar e a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Como tomar:

É recomendado o consumo de 1 a 3 xícaras de chá por dia, não podendo ultrapassar uma semana sem fazer uma pausa.

Contraindicações:

O chá de maracujá não é recomendado para pessoas com pressão baixa.

3 – Chá de hibisco

O chá de hibisco é excelente atuante no que diz respeito ao emagrecimento rápido e saudável, uma vez que possui ação diurética e digestiva e, ainda, propriedades de um laxante suave. À medida em que a bebida faz uma limpeza intestinal, vai levando a pessoa à perda de peso, isso porque o organismo expulsa do corpo aquilo que é ruim, aproveitando melhor as vitaminas e nutrientes dos alimentos.
Vale ressaltar que o chá de hibisco é feito a partir da flor do hibiscus sabdariffa, e não da flor ornamental hibisco rosa-sinensis, que é bastante utilizada nos jardins. Essa tem função apenas ornamental.

Como tomar:

Deve-se tomar de 3 a 4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Contraindicações:

O consumo do chá de hibisco deve ser evitado por grávidas e lactantes, pessoas em idade fértil, mulheres na TPM e pessoas com problemas de pressão baixa.

4 – Chá de camomila

A camomila é uma planta terapêutica já conhecida por suas propriedades calmantes e ansiolíticas, que controla a compulsão. Sendo assim, ela colabora para o emagrecimento de forma saudável, fazendo a pessoa comer menos e se sentir melhor consigo mesma.

Como tomar:

O chá de camomila pode ser tomado diversas vezes ao dia, entre os intervalos das refeições.

Contraindicações:

O consumo do chá não é recomendado para gestantes ou lactantes, pessoas com trombose e alergias à própria camomila e à tasneira, ao crisântemo, à calêndula, ao áster e a qualquer planta da família das margaridas ou ao pólen de alguma delas.

5 – Chá de alecrim

Esta bebida contribui para a perda de peso a partir da melhora da digestão pelo organismo. O chá de alecrim atua limpando o intestino e colocando para fora as impurezas do organismo. Assim, ele ajuda na perda de peso e seca a barriga.

Como tomar:

É recomendado tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas, podendo ser ingerido quente ou frio.

Contraindicações:

O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos, pessoas com diarréia e com problemas de epilepsia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.

6 – Chá vermelho

Este chá atua em benefício do emagrecimento saudável acelerando o metabolismo. Ele é essencial para a queima de gorduras corporais. Quem o toma consegue uma redução de peso notável e seca a barriga em um curto espaço de tempo.

Como tomar:

É recomendado beber três copos por dia, um de manhã (antes ou durante o café da manhã), um depois do almoço e outro depois do jantar.

Contraindicações:

O consumo não é indicado para grávidas e lactantes, pessoas que sofrem com transtornos de coagulação, diabéticos e pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável.


7 – Chá de hortelã

É reconhecido principalmente por sua função de queimar gordura. O chá de hortelã possui propriedades digestivas que atuam de forma a colocar o organismo para trabalhar com mais eficiência e, desta forma, reduzir o inchaço da barriga e queimar as gorduras mais facilmente. 

Como tomar:

A recomendação é que o chá seja tomado em uma quantidade de 2 a 3 xícaras por dia, lembrando de que não deve haver excessos, pois toda erva que é considerada medicinal deve ser consumida com cautela. 

Contraindicações:

O consumo não é recomendado para gestantes e lactantes, crianças, pessoas com doença do refluxo gastroesofágico, asma, alérgicos a mentol, pessoas com problemas renais ou no fígado


8 – Chá de carqueja

Esta bebida possui ação direta sobre as disfunções estomacais e intestinais, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e digestivas. Ao tomar o chá de carqueja, a pessoa emagrece de forma saudável a partir da limpeza do estômago e da liberação do fluxo intestinal.

Como tomar:

O recomendado é tomar 3 xícaras de chá de carqueja por dia, sempre antes das principais refeições. Não é indicado tomar mais do que isso, pois em excesso esse chá pode causar indigestão e prejudicar até mesmo o sistema imunológico.

Contraindicações:

Grávidas e lactantes, crianças menores de 12 anos, pessoas com problemas de hipertensão e diabetes não devem consumir o chá sem prescrição médica.

9 – Chá de erva doce

O chá de erva doce, assim como os chás de hortelã e carqueja, atua no processo de emagrecimento saudável a partir da melhora na digestão dos alimentos. O intestino passa a funcionar melhor e ajuda a evitar a retenção de líquidos pelo organismo, reduzindo o inchaço e volume da barriga.

Como tomar:

A recomendação é de que o chá seja consumido, no máximo, em uma quantidade de 3 xícaras por dia, sempre após as refeições.

Contraindicações:

O consumo de erva-doce é contraindicado em caso de pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite, ou pacientes fazendo suplementação de ferro. Além disso, o chá também não é recomendado para gestantes e lactantes.

10 – Chá de gengibre, cravo e canela

Graças a esses três ingredientes, o chá atua como um poderoso emagrecedor natural. Ele possui propriedades termogênicas, que ativam o metabolismo e reduzem a gordura corporal. A bebida também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo aquela vontade insaciável de comer doces.

Como tomar:

A recomendação é tomar até 3 xícaras do chá por dia. Ele pode ser preparado pela manhã para tomar ao longo do dia

Contraindicações:

O consumo do chá não é indicado para cardiopatas, gestantes, crianças e para quem tem hipertireoidismo, pois seu metabolismo já é acelerado. A bebida não deve ser tomada à noite, pois pode atrapalhar o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Follow Us!