Anabolics #41 Tudo Sobre Silimarina

Anabolics #41 Tudo Sobre Silimarina
Fala galera hoje e dia de Anabolics e vamos da continuidade a fala sobre TPC, e hoje vamos fala sobre silimarina. Antes de prosseguir quero deixar bem claro que a intenção é informar em momento nenhum estou fazendo apologia ao uso.

A Silimarina (silibina, silidianina e silicristina) é um flavonóide extraído da planta Cardo Mariano(Carduus marianus – planta nativa da Europa e da Ásia pertencente à família do girassol). Ela faz parte da composição de medicamentos como o Silimalon, o Legalon e o Forfig, além de alguns suplementos alimentares. Sua principal função é proteger e reparar possíveis danos causados no fígado, seja pelo consumo excessivo de álcool, dietas ricas em gordura, pelo uso de medicamentos ou doenças hepáticas.
As pessoas que geralmente fazem uso da Silimarina são aquelas que sofrem com problemas hepáticos, como é o caso da hepatite, esteatose e cirrose, mas também é muito comum ver usuários de esteróides fazendo o uso da Silimarina para reduzir os danos hepáticos causados durante os ciclos, principalmente no caso dos esteróides orais.
Na série de livros “Anabolics”, William Llewellyn (series essas que eu utilizei o nome para fala com minhas palavras sobres varias assuntos ligados também a ciclo, protocolos e e.t.c)fala sobre a utilização da Silimarina durante os ciclos como proteção para o fígado, de certa forma ele até está certo, mas há um fato importante que deve ser considerado quando a Silimarina é administrada durante os ciclos: ela reduz a eficácia dos ergogênicos!Por isso, acredito eu  que o melhor momento para utilizar a Silimarina é no pós ciclo (se for mesmo necessário…), com o objetivo de reparar os danos hepáticos causados durante o ciclo. Vale destacar que nada, absolutamente nada, vai proteger totalmente seu fígado durante o ciclo! Algumas drogas provavelmente nem vão causar danos hepáticos ao ponto de ser necessário o uso de algum protetor e mesmo que o ciclo seja feito com drogas orais (mais agressivas ao fígado), você só vai desenvolver uma hepatite medicamentosa caso tenha alguma pré-disposição genética para isso ou seja um total irresponsável que continua com uma dieta gordurosa, consumindo álcool ou outras drogas durante o ciclo.

Efeitos Colaterais da Silimarina

  • Reações comuns: náuseas, vômitos e diarreia.
  • Reações incomuns: cefaleia, dispepsia / plenitude gástrica, cólica abdominal e reações cutâneas de hipersensibilidade (eritema / urticária, prurido).
  • Reações raras: vertigem e alteração dos níveis pressóricos (hipotensão ou hipertensão).
  • Reações muito raras: anafilaxia.

3 Comentários

  1. Muito interessante seu post. Conhece muito de anabolics né? É sempre bom tá alertando as pessoas sobre o uso dessas substâncias e o quanto faz mal e o quanto pode prejudicar a vida da pessoa, pessoal e profissional.

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauro!!
    Eu não tenho conhecimento nenhum de Anabolizantes. Achei legal você fazer um post falando sobre o assunto e alertando dos problemas. Infelizmente tem muitas pessoas que tomam sem nenhum conhecimento.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiie,
    Embora eu não tenha conhecimento sobre anabolizantes e outros produtos do tipo, esse tipo de ajuda alerta bastante a gente, principalmente os efeitos colaterais que muita gente por ai ignora e né, já viu

    ResponderExcluir