Sono! Benefícios Para a Saúde do Que Você Não Sabia

Nunca subestime os benefícios do sono em qualquer idade. O sono é quando o corpo humano descansa e se recupera do dia e se prepara para o dia seguinte.
Com base em estudos, existe uma ligação entre a morte e a privação de sono. Há muito se sabe que um indivíduo que não consegue dormir com qualidade suficiente tem um sistema imunológico enfraquecido e mais suscetível a contrair um resfriado ou uma gripe. Estudos realizados na última década também mostraram uma ligação entre a privação do sono e a suscetibilidade a doenças mais sérias, como:
  • doença cardíaca
  • pressão alta
  • diabetes
  • infecções
  • e câncer entre outros.
Existem inúmeros benefícios para a saúde do sono, tanto física como mentalmente.Ter uma boa noite de sono ajuda a pessoa a se preparar melhor para os eventos estressantes que ocorrem em sua vida, seja no trabalho ou em casa, e os ajuda a lidar melhor com o estresse do que um indivíduo que sofre de falta de sono.
Estudos têm mostrado que pessoas que dormem o suficiente têm uma memória muito melhor e aprendem mais rápido do que aquelas que são privadas de sono porque o bom sono permite que o cérebro se concentre e fique mais alerta ao longo do dia. Aqueles que dormem o suficiente tendem a ter um humor melhor porque a falta de sono pode fazer com que as pessoas fiquem irritadas e mal-humoradas. A falta de sono também pode afetar sua vida social, os indivíduos com falta de sono tendem a mostrar falta de interesse no que está acontecendo ao seu redor.


Até mesmo a pele mostra benefícios do sono porque, enquanto uma pessoa dorme, o tecido e a pele naturalmente rejuvenescem - há uma razão para a fase “sono de beleza”. Uma pessoa que está sofrendo de um distúrbio do sono, muitas vezes tem pele seca com manchas escamosas. A pele fina ao redor dos olhos ficará inchada e olheiras aparecerão sob os olhos. Com o tempo, esta pele se enrugará e dará à pessoa uma aparência mais antiga.
Um distúrbio do sono também pode causar obesidade. O sono ajuda a regular os hormônios que controlam o apetite e sofrem de insônia, o que pode interromper esse equilíbrio, fazendo com que o apetite aumente. Uma pessoa com falta de sono tende a desejar alimentos que são ricos em calorias (todos os tipos de alimentos cheios de açúcar simples).
Dormir o suficiente mantém a pessoa não só mais saudável, mas também mais segura. Estudos mostraram que muitos acidentes automobilísticos foram causados ​​por um motorista que adormeceu ao volante, não apenas matando ou se ferindo, mas também outros.