Gengibre! Benefícios dessa raiz tuberosa

Gengibre!  Benefícios dessa raiz tuberosa

O gengibre esta entre as especiarias mais saudável do planeta. Ele e rico em nutrientes, possuem compostos e bioativos que tem benefícios poderosos para seu corpo e cérebro.
Alem de ser alimento natural e muito versátil que contém  propriedades  de cuidar do organismo de dentro para fora, então depois dessa pequena definição sobre essa raiz vamos aos benefícios.

  •  Combate as náuseas

O gengibre poder ser altamente eficaz contra as náuseas também poder aliviar vômitos após processos cirúrgicos em pacientes com câncer submetidos a quimioterapia
Seu uso também ser estende para as náuseas relacionadas a gravidez. De acordo com uma revisão de 12 estudos que incluíram mais de 1.200 mulheres gravidas ao uso de 1-1,5 gramas da raiz, podê reduzir significativamente os sintomas de náuseas. Embora seja seguro, fale com seu ante de ingerir.

  • Reduz o açúcar no sangue 

O gengibre pode ter poderosas propriedades anti-diabéticas, de  acordo com estudo feitos em 2015 com 41 pacientes com diabetes tipo 2 que demostrou que 2 gramas de pó de gengibre por dia baixou o açúcar do sangue  em jejum de 12%.
Também melhorou dramaticamente a HbA1c ( um marcador para os viveis de açúcar no sangue a logo prazo), levando a uma redução de 10% ao longo de um período de 12 semanas.

  • Pode reduzir as dores musculares

O gengibre é eficaz conta dores musculares induzidas pelos exercícios.  Estudos mostraram que consumir 2 gramas de gengibre por dia, durante 11 dias, reduz significativamente a dor muscular em pessoas que realizam exercícios sendo que seus efeitos não são imediatos, mas pode ser eficaz na redução da progressão da dor.
Acredita-se que este efeito seja causado por sua propriedade anti-inflamatória.

  • Melhora a osteoartrite

A osteoartrite é um problema de saúde comum que envolve a degeneração das articulações do corpo, levando a sintomas  como dores na articulações e rigidez. Em um ensaio feito em  247 com  osteoartrite no joelho, aqueles que tomaram extrato de gengibre tiveram menos dor e exigiram menos medicação para o tratamento.

  • Auxiliar na perda de peso 

O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os composto 6-gingerol e 8-gingerol, presente nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

  • Melhora a indigestão crônica

A indigestão crônica (dispepsia) e caracterizada por dor recorrente e desconforto na parte superior do estomago. Acredita-se que o atraso no esvaziamento do estômago é o grande fator de indigestão.
Curiosamente, o gengibre tem sido mostrado para acelerar o esvaziamento do estômago em pessoas com esta condição, em estudos feito com 24 indivíduos saldáveis, 1,2 gramas de pó antes das refeições acelerou o esvaziamento do estomago em 50% .

  • Reduz as dores menstrual 

A dor menstrual  (dismenorreia) refere-se á dor sentida durante o ciclo menstrual da mulher, um dos usos tradicional do gengibre é para alívio da dor, incluindo dor menstrual. Em estudos com 150 mulheres que foram instruídas a tomar 1 grama de pó de gengibre  por dia, para os 3 dias do período menstrual obtendo bons resultados para o alivio da dor.


  • Abaixa os níveis de colesterol 

Altos níveis de lipoproteínas  LDL ( o colesterol ruim) estão ligados a vários  riscos cardíaco. OS alimentos que você poder come podem ter uma forte influencia nos níveis de LDL.
Em um estudo de 45 dias feito por 85 indivíduos com colesterol alto, usando 3 gramas de pó de gengibre causou uma redução significativas na maioria  dos marcadores de colesterol. Isso é apoiado por um estudo feitos em ratos  hipotireoides, onde o extrato de gengibre baixo o nível de LDL.
Ambos os estudos mostraram a redução  também no colesterol total e triglicérides no sangue. 

  • Combate azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá  para obter esse beneficio. Esse chá e feito na proporção de 1 colher de gengibre para 1 xícara de água, e o ideal é que seja ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para obter a melhoria nos sintomas intestinais.

  • Previne o câncer no cólon-renal 

o gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada de 6~gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino. 

  • Proteger o estomago contra úlceras 

O gengibre ajuda a proteger o estomago contra as úlceras  porque ajuda no combate á bactéria  H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais.

  • Atuar como antioxidante e anti-flamatório.

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripe, resfriado, câncer como já foi citado e envelhecimento precoce.
alem disso, também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite. 

 

0 Comentários