Instagram @Mauro Phisique

Image Map

Tudo Sobre 5-Hidroxitriptofano (5-HTP)

O 5-HTP é o precursor da serotonina, um neurotransmissor associado com a satisfação, prazer, felicidade, redução de estresse e sonolência. A suplementação com 5-HTP é um bom jeito de ajudar a aumentar os níveis de serotonina e é mais eficaz do que o aminoácido triptofano em si. O 5-HTP, diferente do GABA, consegue permear a barreira hematoencefalica facilmente. A suplementação com o 5-HTP se mostrou eficaz no aumento da saciedade e diminuição de compulsões alimentares. Pessoas com níveis baixos de serotonina têm risco maior de sofrer de depressão e disfunções alimentares. Por mais que o 5-HTP tenha diversos outros benefícios para a saúde em geral, poucos são os benefícios no sono. Como o GABA, ele ajuda a reduzir o tempo que demora para pegar no sono. Alguns autores recomendam a combinação de 5-HTP e L-tirosina para efeitos antidepressivos. Isso porque a tirosina ajuda a potenciar os efeitos do 5-HTP na depressão. As doses tipicamente usadas de 5-HTP são de 300mg por dia.


Quais são os benefícios do 5-HTP?

  • Alivia enxaqueca e dores de cabeça
  • Auxilia na perda de peso e emagrecimento
  • Alivia e trata sintomas da insônia
  • Alivia e trata sintomas da depressão e ansiedade
  • Melhora o humor
Algumas pesquisas também sugerem que a serotonina oriunda do 5HTP é capaz de tratar sintomas de TPM e melhorar o desempenho sexual (quando em baixas quantidades).


Quais alimentos consumir para obter 5-HTP?

Como o 5HTP não existe naturalmente em alimentos, precisamos obtê-lo através do consumo de triptofano. Normalmente, quando consumimos um alimento com triptofano, apenas 2% a 10% deste aminoácido se transformará em 5THP. Dentre os alimentos ricos em triptofano podemos destacar:

Amêndoas
Cacau
Semente de abóbora
Abacate
Aveia
Banana
Soja
Iogurte natural
Tudo Sobre 5-Hidroxitriptofano (5-HTP) Tudo Sobre 5-Hidroxitriptofano (5-HTP) Reviewed by Mauro Lima on março 09, 2019 Rating: 5

Intro AD