Instagram @Mauro Phisique

Image Map

Tudo Sobre Melatonina

Tudo Sobre Melatonina


A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro e ajuda a regular o ritmo circadiano (seu relógio biológico). A presença de luz acaba reprimindo a liberação desse hormônio e sua suplementação é usada para ajudar a regular o sono. O maior benefício da melatonina no sono é a redução do tempo que demora para cairmos no sono e entrarmos em sono REM, que seria o estágio mais profundo do sono. As pessoas que mais notam benefícios no sono com a suplementação de melatonina são indivíduos acima dos cinquenta anos ou que sofrem de insônia . Um outro benefício notado em relação ao sono foi a diminuição da temperatura interna do corpo, um fator que auxilia no sono. Segundo a Fundação do Sono, a temperatura ambiente ideal para dormir é de 1 8,5º, muito abaixo ou acima disso pode causar interferências no sono.
Eu acredito que esse suplemento seja muito interessante para pessoas que viajam bastante para lugares longes e acabam sofrendo “jet-lag”, uma dificuldade do corpo de se adaptar ao fuso horário local. Um estudo feito na tripulação de voos longos observou os efeitos da suplementação oral de melatonina comparada a um placebo. Os passageiros deveriam avaliar componentes relacionados ao jet-lag, como o bem-estar, cansaço durante o dia, sonolência e qualidade do sono, funcionamento psicológico e indicadores do ritmo circadiano. O estudo notou que 90% das pessoas notaram uma diminuição dos efeitos do jet-lag em viagens que cruzaram cinco ou mais fuso horários, e que doses de 0,5-5mg de melatonina tiveram efeitos parecidos. A dosagem de 5 mg acaba causando com que as pessoas caiam no sono mais rapidamente, e doses maiores que isso não trouxeram mais benefícios. Os maiores benefícios da melatonina acontecem pela normalização do ritmo circadiano. Em alguns lugares mais frios existe uma incidência maior de depressão sazonal e o uso de melatonina ajuda a atenuar esses sintomas . 
A melatonina também se mostrou benéfica para a memória, melhorando a cognição em indivíduos jovens e idosos, saudáveis ou não. De aplicação ao treinamento, a suplementação com 6mg de melatonina em jovens trinta minutos antes de fazer atividade física foi capaz de preservar e/ou elevar níveis de enzimas antioxidantes endógenas (produzidas pelo corpo). Isso significa uma redução do estresse oxidativo causando uma melhor condição física. Outra ação interessante da melatonina é sua capacidade de regular a aromatase, uma enzima que converte a testosterona em estrogênio, isso significa que ela teria propriedades anti-estrogênicas servindo como uma ferramenta para prevenir tumores mamários causados pela interação de hormônios. Em resumo, a melatonina pode ser uma ótima ferramenta para pessoas que sofrem com o sono e a desregulação do ritmo circadiano. Na sociedade moderna, estamos expostos a muitos tipos de luzes que podem reprimir a secreção desse hormônio. Eletrônicos como computadores e celulares emitem a luz azul que têm um efeito negativo no sono
  A melatonina ajuda a normalizar o ritmo circadiano e aumenta a qualidade do sono por meio de diferentes mecanismos de ação. Ela também ajuda a tratar depressão, jetlag, tem efeitos positivos na cognição e na condição física e aumenta a secreção de GH durante o sono [263]. Se você tem uma rotina agitada, trabalha de madrugada, viaja bastante ou tem problemas de insônia, a suplementação com 5mg de melatonina 1 -2 horas antes de dormir poderá lhe gerar efeitos positivos.
Tudo Sobre Melatonina Tudo Sobre Melatonina Reviewed by Mauro Lima on março 02, 2019 Rating: 5

Intro AD